MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Aug. 29, 2012, 10:22 a.m. - Notícias Fitrae

Tema da redação do Enem 2012 poderá ser verde

A Universia Brasil, rede ibero americana de colaboração universitária, indica que este ano o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá estar repleto de temas “verdes”, principalmente no que se refere aos temas que foram discutidos na Conferência do Rio +20 e as mudanças discutidas na votação do Novo Código Florestal Brasileiro.


De acordo com Ricardo Fasti, diretor da Universia Brasil, o conceito de sustentabilidade “está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e material usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se preservem no futuro. Seguindo estes parâmetros, a sociedade poderá garantir um desenvolvimento sustentável, e uma vida mais ecologicamente correta. Certamente o Enem vai cobrar isso este ano, já que o Brasil é um dos principais protagonistas desse debate em 2012”, aponta Fasti.
 
A dica da rede é estudar os principais temas discutidos durante a Conferência do Rio +20, e os impactos gerados a partir da aprovação do texto de objetivos da sustentabilidade.
 
Já a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, de São Paulo, acredita que o Enem questionará as mudanças que ocorreram nos países emergentes desde a última conferência, realizada em 92. Como cobrar a sustentabilidade de países que ainda estão em desenvolvimento pode ser um ponto de reflexão para que os estudantes consigam desenvolver as ideias de sustentabilidade na prova. "O Enem terá uma grande parte verde. Se não aparecer na redação, ela será cobrada na prova", afirma.
 
Outros temas verdes que podem aparecer na prova do Enem 2012 são: a adesão ao novo Código Florestal, a construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, Plano Nacional de Energia, lixo, economia verde, fontes de energia, catástrofes naturais, economia verde, consumo sustentável e a poluição dos oceanos. É importante, principalmente, não se esquecer de utilizar a sustentabilidade como um meio para construirmos o futuro que queremos.
 
Além disso, a Universia Brasil preparou um mapeamento completo do Enem desde 1998, apontando quais os temas mais recorrentes historicamente em cada matéria cobrada na avaliação. O estudo pode ser acessado gratuitamente no portal da rede através do link http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2012/.


Fonte: Assessoria do Universia Brasil

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243