MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Nov. 20, 2007, 5:54 p.m. - Notícias Fitrae

SINTRAE-MT participa de Conferência Regional de Educação

SINTRAE-MT participa de Conferência Regional de Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (SINTRAE-MT) é uma das entidades que estão presentes na última Conferência Regional de Educação Básica, que acontece hoje em vários municípios do Estado.
O sindicato integra a equipe de organização do evento, que é preparatório para a Conferência Estadual de Educação Básica, que acontece nos dias 29,30 e 31 de novembro. O evento, por sua vez, preparará para a Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb), que acontece em abril de 2008, em Brasília.

Durante todo o dia de hoje representantes das secretarias estadual e municipal de educação, sindicatos e outras entidades ligadas à Educação estarão debatendo, entre outros temas, o desafio da construção de um sistema nacional de educação, um novo regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais.

Representando o SINTRAE-MT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contee), a presidente do sindicato, Nara Teixeira, avaliou os índices e pontuações alcançados por Mato Grosso nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação. "É uma situação preocupante, mas não deve ser desanimadora, e sim ser um ponto de reflexão. Nosso desafio é melhorar estes índices." Ela ressaltou que, além das escolas públicas, as instituições privadas também merecem atenção especial, pois apresentam índices péssimos. "Há escolas funcionando de forma precária. Um exemplo é uma escola que tem uma sala de 5ª série com 100 alunos. Como se consegue dar uma boa aula assim?", comentou ela. A presidente também opinou sobre as condições de trabalho dos trabalhadores da educação privada. "Há professores que recebem com cheques pré-datados, às vezes do próprio pai do aluno.

Além disso, há atrasos salariais, falta uma política de valorização do trabalhador." Chamando a atenção para a campanha "Educação Não é Mercadoria", encampada pela Contee em todo o Brasil, a presidente ressaltou a importância de encarar a educação como patrimônio, concedido pelo Estado para a iniciativa privada. "É preciso que o Estado tenha controle sobre a educação privada. Por isso, um dos pontos principais na definição do sistema de educação é a normatização da educação privada."

Conferencias – As Conferências Estaduais servirão de base estrutural para a Nacional, que será realizada entre 14 e 18 de abril de 2008. Os encontros vão reunir quase 18.500 pessoas em todo o Brasil.

No total, mais de 1.300 delegados e 60 observadores devem participar da Conferência Nacional, estes últimos sem direito a voto. Eles têm a função de discutir os assuntos encaminhados pelas Conferências Estaduais e escolher os pontos que farão parte de um documento síntese a ser produzido no final do evento. Esse documento incluirá propostas de políticas educacionais a serem cumpridas pelo governo. A Campanha terá 39 delegados e sete observadores. O tema da Coneb deste ano é "Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação".







--
Doi2 Comunicação & Idéias
Neusa Baptista - (65) 9226 0944
João Negrão - (65) 9226 0704
(65) 3664 1984
    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243