MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Feb. 10, 2014, 9:48 a.m. - Notícias Fitrae

Sindicatos da base da Fitrae MTMS articulam-se para Campanha Salarial 2014

Os sindicatos filiados à Fitrae MTMS articulam-se para somar forças na Campanha Salarial 2014. Em fevereiro, durante a II Reunião da Diretoria Plena da Federação, em Campo Grande-MS, os sindicalistas avaliaram os índices econômicos dos últimos meses e os sindicatos de Mato Grosso do Sul - com data base em março - concordaram em unificar o valor de proposta para o índice de reajuste salarial em 15%. Este percentual será levado para aprovação dos trabalhadores durante as assembléias.


Durante a reunião, os diretores discutiram temas atuais e relevantes para os profissionais do ensino privado, como Plano Nacional da Educação (PNE), Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes), Conferência Nacional da Educação (Conae), ação judicial do FGTS, fim do fator previdenciário e a elaboração de uma agenda de lutas 2014.


Os sindicalistas demonstraram indignação com o adiamento da Conae 2014, que foi transferido para o mês de novembro. Inicialmente, o evento aconteceria nos dias 17 a 21 de fevereiro. Segundo o presidente da Fitrae MTMS, Ricardo Martinez Fróes, é necessário demonstrar a insatisfação  com a atitude do Ministério da Educação.


 “Essa postura unilateral do governo evidencia que a educação não é prioridade dos nossos representantes políticos. O que nos resta é a manifestação, o protesto claro, afinal, é evidente que se trata de uma manobra para retirar a educação da pauta de discussões em ano eleitoral”, enfatiza o Ricardo.


 “O adiamento é um golpe à democracia e desprestigia a mobilização dos 4.500 participantes  que há anos estão envolvidos  no processo para a realização do Conae 2014”, afirma a vice-presidente Nara Teixeira. 


O presidente do Sintrae/MS, Eduardo Botelho, enfatiza os prejuízos à nação: "Participamos desde de 2008 de todo o processo da realização do Conae. O evento em fevereiro era esperado com expectativa porque iríamos elaborar o 2º Plano Nacional de Educação (PNE). A informação foi recebida como danosa para todo o país porque estamos sem PNE desde de 2010", ressalta.  


Agenda de lutas 2014


Os sindicalistas da base da Fitrae MTMS se comprometeram em elaborar uma agenda de lutas  em prol dos professores (as) e técnicos (as) administrativos do setor privado da educação. Entre as ações, já está previsto o combate à dispensa imotivada de professores das universidades particulares.


Interação


Os diretores relataram as atividades das suas bases, preparação para as negociações salariais e questões administrativas. Sobre o FGTS, dialogaram acerca dos procedimentos para impetrar ação judicial para reaver as perdas do FGTS dos trabalhadores, entre os anos de 1999 até 2014. A Fitrae MTMS  se propôs a auxiliar os sindicatos filiados. O Sintrae-Sul informou que já está recebendo os dados dos trabalhadores interessados para iniciar a ação.


Fonte: Adriana Souza Miceli – Fitrae MTMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
    II Reunião de Diretoria Plena - 2014
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243