MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em May 4, 2015, 10:29 a.m. - Notícias Fitrae

Presidente da Fitrae MTMS participa da Marcha da Classe Trabalhadora do Campo e da Cidade

No dia do Trabalhador, 1º de maio, o presidente da Fitrae MTMS, Ricardo Fróes - que também preside a CTB/MS – participou do início da Marcha da Classe Trabalhadora do Campo e da Cidade, conduzida pelos movimentos sociais e sindicais de Mato Grosso do Sul. A concentração aconteceu no Posto Jaú, aproximadamente 28km de Campo Grande. As pautas centrais de reivindicação são a Reforma Agrária Popular, a Demarcação de Terras Indígenas, contra a PEC 215, o PL 4330 e a redução da maioridade penal.


Com bandeiras e cartazes, cerca de 3.000 trabalhadores caminharam pela BR 163, saindo das proximidades do distrito de Anhanduí e chegaram à capital após três dias de marcha. Estão acampados na entrada de Campo Grande. Amanhã (05/05), às 9h, acontece o ato de encerramento na Praça Ari Coelho, região central de Campo Grande.


De acordo com Ricardo Fróes a marcha é uma tentativa de sensibilizar a sociedade da necessidade de avanços na questão de uma reforma agrária sustentável. “Iniciamos a marcha no dia 1º com união do MST, CTB, CUT e demais sindicatos das categorias rurais com o intuito de encerrá-la na terça-feira, na região central da capital. Posteriormente haverá tentativa de diálogo com o Incra. Não se pensa em reforma agrária neste país nos últimos anos de mandato da presidente Dilma Roussef, então, a tentativa é de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de uma reforma agrária sustentável, que possibilite a sobrevivência do homem do campo. Este, é fundamentalmente um dos aspectos mais relevantes desta caminhada que ocorre de forma pacífica, com a presença de homens, mulheres, crianças, enfim, que envolve todos os gêneros”, avalia.


Sobre críticas envolvendo o governo do Estado, o presidente da CTB-MS ressalta que a marcha também visa chamar a atenção do governador de Mato Grosso do Sul.  “Para o Reinaldo Azambuja fica o recado bastante claro que de forma ordeira estaremos encapando uma luta de forma a sensibilizar as autoridades para que possam nos ajudar a melhorar o sistema voltado à reforma agrária”, destaca Ricardo.


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Arquivo(s) para baixar
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243