MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Oct. 2, 2014, 10:43 a.m. - Notícias Fitrae

OIT alerta para riscos de salários muito baixos para trabalhadores

Tentativas de obter vantagem competitiva no mercado internacional por meio da baixa no custo da mão de obra não têm sentido e são perigosas para a economia como um todo, alertou nesta quarta-feira (1º) o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.

Ao participar de debate na Organização Mundial do Comércio (OMC), Ryder insistiu que, para haver demanda no comércio global, é preciso haver boas remunerações para a compra dos produtos.

Um representante do Vaticano trouxe a mensagem do Papa Francisco, segundo a qual o comércio só é importante se beneficiar todo mundo.

A OMC realiza até sexta-feira seu fórum anual com 68 sessões de debates, reunindo entidades empresariais, acadêmicas, organizações não governamentais (ONGs) e governos.

"Comércio é sobre a qualidade de nossas vidas e afeta a todos nós", afirmou Roberto Azevêdo, diretor da OMC, ao abrir o fórum.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, destacou que 2015 será um ano crucial, com três decisões importantes. Primeiro, os países precisaram acelerar o processo de Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pelas Nações Unidas para combater a pobreza. Segundo, os países precisam definir a agenda futura dos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". E terceiro, a expectativa é, enfim, de uma conferência em Paris levar a um acordo global sobre mudança climática.

"O comércio tem um importante papel em tudo isso", afirmou Ban, notando que o comércio internacional é componente essencial para acabar com a pobreza, assegurar a segurança alimentar e promover o crescimento econômico.

Mas o secretário-geral da ONU frisou que, por outro lado, o comércio pode ter profundo impacto no meio ambiente, em termos de emissões, transporte e consumo dos produtos negociados. Para ele, é preciso haver coerência entre as regras comerciais para proteger, e não estragar, o meio ambiente.

Fonte: Assis Moreira -  Valor Econômico


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243