MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Nov. 29, 2012, 8:52 a.m. - Notícias Fitrae

Líderes da base querem conversar com ministra sobre fim do fator previdenciário

Líderes partidários podem se reunir com o Governo, na próxima semana, para discutir o fim do fator previdenciário. O líder do Governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reafirmou que a intenção do Planalto é não votar o Projeto de Lei 3.299/2008, nem mesmo na forma do substitutivo que estabelece a fórmula 85/95.


No entanto, o petista vai pedir que a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ouça os líderes sobre o tema. “Eu não posso dizer que vai haver negociação. Tem uma pressão para que seja votado. Nós respeitamos todos os interlocutores, tanto aposentados, como sindicalistas. Agora, a posição do Governo é que não deva ser votado, mas me comprometi a buscar a ministra Ideli para que se estabeleça algum grau de contato da ministra com os líderes da base.”
 
Apesar de a fórmula – pela qual as aposentadorias não seriam reduzidas se a idade ao se aposentar somada ao tempo de contribuição resultar em 85 anos no caso das mulheres e 95 no caso dos homens – diminuir a penalização dos aposentados, a Contee continua defendendo o fim definitivo do fator previdenciário, por entender que mesmo a alternativa continua impactando negativamente os trabalhadores da educação.
 
Partidos da base, como o PTB, o PDT e o PR, apoiam o substitutivo e prometem obstruir as votações na Câmara caso o projeto não seja votado.
 
Nesta quarta-feira (28), aposentados e sindicalistas lotaram os corredores da Câmara para novas manifestações pela votação da proposta que cria uma fórmula alternativa ao fator previdenciário. Pelo texto, as aposentadorias não seriam reduzidas se a idade ao se aposentar somada ao tempo de contribuição resultar em 85 anos no caso das mulheres e 95 no caso dos homens.


O Governo teme, no entanto, que ações na Justiça obriguem o pagamento integral aos aposentados que tiveram desde o ano 2000 o benefício reduzido pelo fator.
 
 
Fonte: Contee, com informações da Agência Câmara

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243