MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Nov. 25, 2013, 9:28 a.m. - Notícias Fitrae

Institutos federais se destacam no aumento da concorrência

No final da década de 70, quando a família do engenheiro Carlos Yamagata, 52, trocou o Paraná por São Paulo, ele sequer tinha ouvido falar do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).


Sem fazer um curso preparatório específico, foi aprovado na primeira tentativa. Mais de três décadas depois, o filho dele, Rafael, 22, passou dois anos num cursinho intensivo para vencer a disputa com outros 71 candidatos.


Com Enem, dobra disputa por vagas nas universidades federais


As diferentes realidades de pai e filho ilustram o aumento da concorrência por uma vaga na rede federal de ensino superior. "Hoje o acesso à informação está mais fácil. Tem muito mais gente tentando e é uma peneira muito grande", diz o engenheiro.


Entre as 10 instituições com maior procura em 2012, seis são institutos --o ITA ficou em segundo lugar.


Já entre as 10 instituições que mais tiveram aumento na concorrência, oito são institutos federais, criados no segundo mandato do governo Lula.


Esses institutos se caracterizam por um enfoque mais prático e tecnológico.


"Esse é o desafio: estreitar cada vez mais a relação entre conhecimento teórico e prático, dando condições para a pessoa se colocar prontamente no mercado de trabalho", afirma Marco Antonio de Oliveira, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação.


Para o reitor do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), Denio Rebello, a procura se justifica por um movimento diferente daquele adotado pelas universidades.


"O modelo padrão delas é de poucos campi e em grandes polos, e os estudantes têm que se mudar para chegar até elas. Nós fazemos o movimento inverso: vamos onde a educação é necessária". Com campi em 16 municípios do Estado, o IFES registrou salto de 1.252% no número de inscritos.


Em 2008 eram 4,3 candidatos por vaga. Em 2012, foram 58 inscritos para cada cadeira ofertada.


Fonte: Folha de SP

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243