MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em May 25, 2011, 5:27 p.m. - Notícias Fitrae

Idade mínima de 65 anos para quem ingressar agora no mercado de trabalho e for se aposentar no futu

Publicada em 18/05/2011 pelo Valor Econômico.


SÃO PAULO - O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, propôs nesta quarta-feira a fixação da idade mínima de 65 anos para quem ingressar agora no mercado de trabalho e for se aposentar no futuro.

Para os que já trabalham, ele propôs a fórmula 85/95 para os atuais. Nela, o trabalhador poderia se aposentar quando a soma da idade com o tempo da contribuição previdenciária atingisse 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens.

Para o ministro, as mudanças serviriam para substituir o fator previdenciário, melhorando as condições para o contribuinte. Ele participou de reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.

Em 2009, o então presidente Lula chegou a apresentar dessa proposta, mas ela foi rejeitada pelo Senado e pela Câmara.

Além da fórmula 85/95, o ministro Garibaldi Alves Filho sugeriu para debate no âmbito do Congresso a implantação de uma idade mínima progressiva.

Hoje, um trabalhador pode se aposentar com qualquer idade, contanto que tenha um tempo de contribuição de 30 anos, no caso das mulheres, e 35, no caso dos homens. Contudo, devido ao fator, quanto menor é a idade do segurado, menor é o valor do benefício. Também existe a possibilidade de aposentadoria por idade: 60 anos para as mulheres e 65 para os homens.

De acordo com o ministro, seria estabelecida uma idade mínima um pouco acima da média atual de idade de aposentadoria. A cada dois anos, essa idade mínima de aposentadoria aumentaria um ano, até chegar aos 65 anos. Os trabalhadores já em atividade poderiam, por um determinado período, optar pelo modelo atual ou por essa nova proposta. O novo modelo possibilitaria a aposentadoria antecipada mediante um desconto fixo.
    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243