MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em April 14, 2014, 10:05 a.m. - Notícias Fitrae

Governo divulga previsões do PIB e inflação para 2015

Em meio a um cenário de alta da inflação e baixo crescimento, o governo divulgará nos próximos dias as projeções oficiais para a economia em 2015. Os números serão apresentados na terça-feira (15), quando o Ministério do Planejamento enviará ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015.


Lei que define as diretrizes que vão guiar a elaboração do orçamento do ano seguinte, a LDO precisa ser enviada ao Congresso até 15 de abril. Além dos principais programas e ações do governo, a LDO traz os parâmetros econômicos para o ano seguinte que ajudam a planejar o comportamento das receitas e das despesas no próximo exercício.


Em relação ao próximo ano, o mercado prevê IPCA de 5,84% e crescimento de 2% no PIB de acordo com o Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central. Na última versão do Relatório de Inflação, divulgada no fim de março, o Banco Central projeta inflação de 5,5%.


O governo pode aproveitar a divulgação da LDO para atualizar as estimativas oficiais para 2014. Embora a LDO seja apresentada pelo Ministério do Planejamento, os parâmetros econômicos são elaborados pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.


Oficialmente, a SPE prevê crescimento de 2,5% do PIB e inflação de 5,3% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2014. No entanto, as projeções do mercado apontam números mais pessimistas. Segundo o Boletim Focus, os analistas estimam IPCA de 6,35% e crescimento do PIB de apenas 1,63% para este ano.


O próprio Banco Central também acredita em inflação mais alta e crescimento mais baixo que o inicialmente previsto. De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado no fim de março, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará o ano entre 6,1% e 6,2%. No documento anterior, em dezembro, a projeção estava em 5,6%. Para o PIB, o Banco Central prevê crescimento de 2% em 2014 e ainda não divulgou a estimativa para 2015.


Fonte: Agência Brasil

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243