MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em April 2, 2009, 3:20 p.m. - Notícias Fitrae

FITRAE PARTICIPA DA CONAE

CONAE – CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Em 23 e 27 de abril de 2010, acontecerá a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que reunirá todos os segmentos ligados à educação, nos seus diversos níveis, etapas e modalidades – da educação infantil à pós-graduação, em um amplo, diversificado e democrático debate. O processo de construção da atividade já começou com a formação de Comissões Organizadoras nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e a realização, nesse primeiro semestre, das Conferências Municipais e Intermunicipais. A partir de agosto,as etapas Estaduais encerram a preparação para a Conferência, encaminhando todas as propostas formuladas ao longo do período para a etapa nacional.
No Mato Grosso do Sul, os professores Eduardo Botelho, presidente da FITRAE ( Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o professor Tedorico Fernandes, secretário Geral do SINTRAE MS, sãp representantes do setor privado de educaçã na conferencia; e pretendem incluir o setor privado, em todas as discussões. Estaremos imbuidos na construção de uma unidade, fazendo com que sejam incorporados nas conferencias de educação o setor privado.
“ a CONAE será um espaço político que apontará qual é o pensamento do setor educacional brasileiro. Por isso, temos que construir uma unidade com os segmentos progressistas que deixe claro que educação não é mercadoria. Portanto, é fundamental incluir o setor privado no Sistema Nacional de Educação”. (Madalena Guasco Peixoto -coordenadora geral da CONTEE – Educação Privada)
CONAE. “Ela representa um espaço plural e de reflexão sobre os problemas da educação. Porém seu maior desafio consiste em concretizaros encaminhamentos sociais junto à agenda governamental. O risco de a CONAE tornar-se
um espaço de intenções precisa ser afastado, através da imediata efetivação das políticas apontadas pela sociedade”, acredita Roberto Leão – (Presidente CNTE – Educção Pública).

A Conferência parece ser, portanto, a mais concreta oportunidade de promover um debate capaz de viabilizar a criação de um verdadeiro Sistema Nacional articulado de Educação, baseado na defesa da educação como direito de todos, um bem público e um dever do Estado, e que garanta a necessária regulamentação do setor privado, a fim de combater a mercantilização e a desnacionalização da educação em nossoPaís.



Eduardo Botelho

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243