MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Feb. 7, 2013, 9:57 a.m. - Notícias Fitrae

Encontro da Fitrae MTMS e Fitrae-BC estimula organização e fortalecimento

No dia 1º de fevereiro, o presidente da Fitrae MTMS Eduardo Botelho e o diretor do Sintrae-MS Teodorico Fernandes participaram do Encontro Regional de Planejamento Estratégico Financeiro da Fitrae BC e Fitrae MTMS, em Goiânia (GO).


O evento foi realizado pela Secretaria de Finanças da Contee e abordou a questão do fortalecimento das entidades sindicais - na área de educação privada - através da contribuição sindical e planejamento para organização eficaz dos dados cadastrais relevantes aos sindicatos.


Para Eduardo Botelho o evento foi além das expectativas. “Foi um encontro inovador e muito relevante. Tivemos acesso a informações funcionais da área financeira  e já estamos repassando aos sindicatos da nossa base”, enfatiza o presidente.


Saiba Mais
A Contee já realizou três Encontros de Planejamento Estratégico Financeiros. Veja abaixo matéria publicada pela Contee:


Dirigentes enfatizam importância dos encontros regionais de planejamento estratégico e financeiro no fortalecimento sindical


Os encontros realizados pela Secretaria de Finanças da Contee trouxeram avaliação positiva da iniciativa e ampliaram as perspectivas de atuação das entidades no crescimento de sua receita. Mais do que aumentar a arrecadação da contribuição sindical, porém, as três etapas regionais de planejamento estratégico financeiro das entidades sindicais ocorridas até agora também tiveram o mérito de firmar, nos sindicatos e federações que participaram, a noção de que a organização das informações pode ser a base das estratégias de ampliação da sindicalização e de fortalecimento da luta. Essa foi a avaliação feita por dirigentes que estiveram presentes nos encontros realizados em Petrópolis (RJ), Belo Horizonte (reunindo MG e ES) e Goiânia (com as bases de GO, TO, MT,MS e DF).


“O encontro foi extremamente positivo, esclarecedor e formativo. Porque, em inúmeras ocasiões, é difícil assegurar quantos trabalhadores temos de fato nas nossas bases. E, muitas vezes, a falta de dados – acentuada pela blindagem das escolas sobre as informações e a apropriação indevida que algumas fazem do dinheiro do trabalhador – interfere muito na arrecadação”, destacou a coordenadora da Feteerj, Lygia Maria Baptista Carreteiro. “Não foi um encontro focado só na questão da contribuição sindical, mas do controle administrativo, o que nos permite pensar até mesmo estratégias de sindicalização e nortear como podemos chegar mais perto da nossa base.”


O encontro realizado no estado do Rio no dia 25 de janeiro foi o primeiro dos três ocorridos até agora. A segunda etapa regional aconteceu na base de Minas Gerais e Espírito Santo. “Foi muito proveitoso. A preocupação da Contee e da Secretaria de Finanças está em municiar as entidades da base com mecanismos que, se seguida a receita, podem trazer um acréscimo de até 30% na arrecadação da contribuição sindical. Mas esses mesmos passos, que incluem a atualização do cadastro, também contribuem em relação à mensalidade dos filiados e à taxa assistencial”, enfatizou o diretor tesoureiro do Saaemg e coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Contee, João Batista da Silveira, cuja única ponderação foi a não totalidade da participação das entidades de Minas.


A visão positiva do encontro foi compartilhada pelo presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis. “Há uma preocupação de melhorar a arrecadação da Contee e dos sindicatos de sua base. E, nesse sentido, foi apresentada a melhor forma de atingir essa meta. Por isso as informações compartilhadas foram muito proveitosas”, ressaltou.


Sobre a reunião regional ocorrida no dia 1º entre as entidades dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, o presidente do Fitrae-BC, Geraldo Profírio Pessoa, considerou que “precisamos muito aprender em relação a essa parte administrativa”. “Ficamos muito preocupados com as questões políticas e esquecemos que essa organização administrativa e financeira e fundamental para o fortalecimento das entidades. Por isso o encontro foi altamente positivo, porque trouxe novidades e soluções que muitas vezes são simples, mas que não eram aplicadas.”


“É a primeira vez que vejo um encontro sindical na área financeira que deu certo”, elogiou o presidente do Fitrae MTMS, Eduardo Assis Fonseca Botelho. “Estou repassando para todos os sindicatos da nossa base. É uma grande vitória da Contee”.


Também foi ressaltada pelos diretores sindicais como ação positiva a decisão coletiva tomada em dezembro de 2012, quando da realização do encontro nacional, de que a organização dos eventos fosse feita através das federações, uma vez que, após reformulação estatutária, a Contee não conta mais com coordenações regionais.


Segundo o coordenador da Secretaria de Finanças da Contee, Fábio Eduardo Zambon, a estratégia traçada para ampliação das receitas nas entidades consiste na atualização e organização do cadastro das escolas e dos trabalhadores. “Nesses três encontros foi discutido o aumento de receita dos sindicatos já para a próxima arrecadação da contribuição sindical, que ocorrerá em março”, explicou. “Avalio como muito importantes os encontros realizados, que foram organizados pela Secretaria de Finanças, com a participação da Secretaria de Assuntos Jurídicos. A contribuição feita pelo Sinpro SP, ao disponibilizar seu funcionário-administrador Antônio Carlos Barboza de Oliveira, pôde levar às entidades uma apresentação das ações já desenvolvidas pelo sindicato com resultados positivos.


“Cada sindicato se comprometeu a levantar todas as escolas privadas de sua base, com nome, CNPJ, endereço, e-mail. Na segunda quinzena de fevereiro, será enviada uma carta a todas elas, acompanhada de uma cartilha mostrando todo o procedimento de arrecadação, cobrando a listagem de trabalhadores de cada uma e enfatizando os dispositivos legais que obrigam a escola a fornecer tal listagem. Na primeira quinzena de março, será feito o envio de nova correspondência/e-mail para as mesmas escolas, relembrando da obrigatoriedade da contribuição sindical. Só essa medida naturalmente provocará aumento na arrecadação”, esclareceu Zambon.


A segunda medida, de acordo com o coordenador da Secretaria de Finanças da Contee, será organizar os cadastros das escolas, com os respectivos trabalhadores de cada uma. “Os sindicatos que já estão informatizados para tal podem alimentar seu programa no computador com o cadastro obtido”, observou, lembrando que a Contee disponibiliza o referido programa de computador em questão para as entidades.


“Foi também decidido um novo encontro entre os sindicatos e a Secretaria de Finanças para junho, quando faremos uma avaliação do que foi feito e traçaremos os próximos passos para que cada vez mais os sindicatos possam aumentar a arrecadação não só da contribuição sindical, mas também associativa e assistencial ou negocial.”


Antes dessa nova reunião nacional, estão programadas reuniões regionais no Sul e no Norte e Nordeste. Os locais e datas ainda serão confirmados.


 


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243