MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em May 10, 2012, 9:30 a.m. - Notícias Fitrae

Diretoria do Fitrae MTMS discute atual conjuntura do sindicalismo

No dia 05 de maio aconteceu a VI Reunião da Diretoria Plena do Fitrae MTMS, na sede da federação, em Campo Grande. Foi uma manhã de articulação e diálogo sobre a atual conjuntura do sindicalismo no Brasil e sobre a Campanha Salarial 2012 . Além disso, o Conselho fiscal analisou o Balancete e Demonstrativo do Fitrae MTMS do ano de 2011, que foi aprovado por todos os participantes. 


A questão da Contribuição Sindical (tributo previsto nos artigos 578 a 591 da CLT e art. 149 da Constitução), foi o tema inicial da reunião. Os participantes foram enfáticos em manifestar opinião favorável à continuidade da contribuição para o fortalecimento dos sindicatos, e assim, assegurar a garantia de novas conquistas para os trabalhadores.(Clique aqui e saiba mais)


A aposentadoria dos professores também foi discutida. Os diretores sindicais criticaram os entraves que o fator previdenciário ocasiou na aposentadoria, gerando a redução do salário. Analisaram, por exemplo, a aposentadoria de um profissional que trabalhou em diversas instituições: No momento de se aposentar, este professor não terá somado as contribuições efetuadas nas diversas empresas para obter a média aritmética simples de sua soma. Ao contrário, será calculado, cada uma delas, sendo uma como principal e as demais como secundárias. (clique aqui para ver a a simulação do cálculo) (clique aqui para ler artigo sobre o tema )


Outra questão, amplamente debatida por todo o movimento sindical, diz respeito à unicidade sindical que é a forma prevista na legislação para a organização dos sindicatos, estabelecendo uma entidade sindical por categoria para uma mesma base territorial. Atualmente correntes defendem a pluralidade sindical, ou seja, mais de uma entidade sindical numa mesma base territorial e até mesmo numa mesma categoria.


Para os representantes da federação, o artigo 8º da Constituição Federal, que estabelece a Unicidade deve ser mantido. “A unicidade é um direito que nós sindicalistas alcançamos com muita luta e persistência, nós brasileiros não podemos nos deixar lesar. Os sindicatos precisam estar cada vez mais consolidados para defender os trabalhadores. Temos que nos unir para o fortalecimento, com a pluralidade vai acontecer o contrário, enfraquecendo os trabalhadores e dando poder às classes dominantes desse país”, enfatiza o presidente da Federação Eduardo Botelho.



Congresso Nacional
A diretoria plena marcou nova reunião para o dia 02 de junho, o objetivo será eleger os delegados para participarem do VIII Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), que acontecerá entre os dias 31/08 e 02/09, em São Paulo.


 


Fonte: Adriana Miceli - Fitrae MTMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Arquivo(s) para baixar
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243