MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em July 19, 2012, 8:48 a.m. - Notícias Fitrae

Deputados e senadores estão entre os candidatos à eleição municipal em 2012

Pelo menos 91 parlamentares ou 15,31% dos congressistas são candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito na eleição municipal de outubro de 2012. São 86 deputados, sendo 81 candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice-prefeito, e cinco senadores, estes candidatos a prefeito. Concorrem à prefeitura de capital os cinco senadores, 38 deputados e os cinco candidatos a vice-prefeito. Veja lista completa.


Veja a relação de candidatos nas capitais
 
Entre os partidos, o PT apresentou o maior número de candidatos, com 12 deputados e dois senadores disputando prefeituras. Em segundo lugar vem o PMDB, com 13 deputados candidatos. Em terceiro, o PSDB, com dez deputados e um senador. E, em quarto, o PSB, com dez deputados no pleito municipal.
 
Os partidos com maior número de parlamentares candidatos ao pleito municipal, curiosamente, são os mesmos que aspiram a Presidência da República, PT e PSDB, ou vice-presidência da República, PMDB e PSB.
 
A relação entre bancadas e número de candidatos, quatro partidos destoam para mais ou para menos. Para mais, o DEM, que concorre com oito deputados, e o PCdoB, que disputa com seis nomes, sendo quatro deputados e dois senadores. Para menos, o PP, com apenas dois candidatos, e PSD, também com dois.
 
Este levantamento preliminar inclui três tabelas.
 
Quadro comparativo de número de candidatos por partido nas cinco últimas eleições, com os quantitativos de deputados e senadores que concorreram ao pleito municipal, inclusive, no final da tabela, com o número de eleitos.
 
O número de candidatos em 2012 não fugiu à media histórica: supera os pleitos de 1992 e 2008, mas é menor que em 1996, 2000 e 2004. O pleito de 1996 foi que mais teve parlamentares concorrendo: 109 deputados e quatros senadores.
 
Quadro comparativo da relação entre a bancada de cada partido na Câmara e o número de candidatos ao pleito municipal nas cinco últimas eleições.
 
Quadro comparativo o número de parlamentares candidato por estado nas cinco últimas eleições municipais.
 


Veja levantamento completo com quadros estatísticos de eleições passadas


Fonte: Diap

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243