MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Sept. 17, 2012, 9:42 a.m. - Notícias Fitrae

Brasil vive ‘crescimento explosivo’ de universidades privadas, diz ‘Economist’

A revista The Economist desta semana traz uma reportagem sobre o que chama de “crescimento explosivo” das universidades privadas no Brasil e afirma que estudantes e investidores estão lucrando com esse cenário.
 
“Estudantes nas universidades públicas do Brasil ainda são mais brancos e mais ricos que a média, e é mais provável que tenham frequentado escolas particulares”, diz a revista.
 
“Mas um crescimento explosivo em universidades particulares, com fins lucrativos, está finalmente abrindo a educação superior.”
 
A revista cita dados de 2010, segundo os quais apenas um décimo das cerca de 2,4 mil universidades no Brasil são públicas e três quartos são privadas e com fins lucrativos.
 
Qualidade
 
“Nenhuma das instituições com fins lucrativos tem o prestígio ou os recursos das melhores universidades públicas, como a Universidade de São Paulo, estrela solitária da América Latina em rankings internacionais”, diz o texto.
 
“Algumas são pouco mais que fábricas de diplomas de qualidade duvidosa. Mas uma qualificação em uma das líderes pode dobrar o salário de um jovem”, afirma a revista, citando um especialista do Banco Mundial.
 
Segundo a reportagem, as universidades terão de investir em tecnologia se quiserem melhorar a qualidade, cortar custos, manter seus estudantes e atrair outros.
 
A revista discute ainda a aprovação do sistema de cotas nas universidades brasileiras e cita um especialista em educação da OCDE ao afirmar que “a maneira mais segura de garantir que todos os jovens tenham uma chance justa de entrar nas melhores universidades é oferecer boas escolas a todos”.
 
Fonte: BBC

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243