MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Feb. 25, 2013, 8:56 a.m. - Notícias Fitrae

Banco Central afasta risco de descontrole inflacionário

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini disse, nesta terça-feira (19), que não há risco de descontrole da inflação no Brasil. Ele acrescentou que a estratégia do BC permanece válida, mas, ser for necessário, a taxa básica de juros, a Selic, pode ser ajustada.


“Gostaria de deixar bem claro que não existe hoje no país risco de descontrole da inflação, não obstante o fato de o Brasil ter conseguido alcançar um novo patamar para as taxas de juros em geral, e, em particular, para a taxa de política monetária [a Selic].”


Em janeiro deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por manter a Selic em 7,25% ao ano. Em comunicado, o BC reforçou que era preciso manter as condições monetárias (Selic no atual patamar) estáveis “por período suficientemente longo”.


Mas, com a divulgação da inflação em janeiro, alguns analistas acreditam que haverá aumento da taxa Selic para controlar a alta dos preços.


Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86%; dezembro de 2012 também registrou inflação expressiva, 0,79%. Com o resultado de janeiro, o IPCA acumulado em 12 meses passou para 6,15%, contra inflação de 5,84% registrada em todo o ano passado.


Tombini destacou que os ciclos monetários foram abolidos. “A taxa Selic oscilará em patamares mais baixos do que no passado”, disse Tombini.


Ele lançou também o projeto Otimiza BC, que tem o objetivo de criar um canal de diálogo para discutir a redução de custos de observância, despesas das instituições financeiras com envio de informações ao órgão fiscalizador. O Banco Central divulgará hoje as primeiras medidas de redução desses custos.


Fonte: Agência Brasil


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243