MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Sept. 23, 2013, 9:43 a.m. - Notícias Fitrae

Análise: Tensão e insegurança mútua marcam contrato educacional

Por *TÂNIA RESENDE


 


A discussão sobre a implantação de câmeras filmadoras em instituições educacionais sinaliza a complexidade da relação família-escola na sociedade.
 
Pela confiança dos pais, escolas apostam em câmeras


Essa relação começa precocemente, quando os filhos ainda são bebês, e vem marcada pela mistura de papéis, por tensões e por inseguranças mútuas que se desenvolvem no seio de um "mercado escolar" diversificado.
 
É nesse contexto que as escolas procuram ganhar a confiança das famílias -que, por sua vez, buscam ferramentas para avaliar e controlar as instituições.
 
Isso é experimentado ora como uma relação objetiva entre fornecedor e consumidor, ora como parceria entre entes que compartilham uma das mais desafiadoras tarefas humanas: educar.
 
A presença das câmeras pode representar uma quebra na relação de confiança entre a família e a escola? Sim, em várias situações. Mas não necessariamente.
 
Há casos em que a proposta parece ser vivida como um acordo entre a escola -que a apresenta como um diferencial- e as famílias -que a aplaudem.
 
O acordo, quando existe, também não significa questão resolvida.


Até que ponto a presença desses aparatos pode contribuir para relações mais éticas entre a família e a escola, o professor e o aluno e entre os próprios estudantes?
 
Ou pode desfavorecer essas relações, ao gerar a ilusão de soluções fáceis, colocando mais foco na vigilância do que na construção de valores compartilhados?
 
Em que medida tal presença se torna "naturalizada" no ambiente escolar ou interfere na espontaneidade das interações?
 
Uma certeza: se é relação, com ou sem câmeras, não há mágicas. Há o caminho do diálogo honesto e compromissado. Não é fácil. Mas é educativo.
 
TÂNIA RESENDE é pedagoga e pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola da UFMG


 


Fonte: Folha Online


 

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243