MAPA FITRAE MTMS
FITRAE MTMS

Filiada a:

ConteeCTB

Publicado em Aug. 30, 2007, 10:48 a.m. - Notícias Fitrae

Advogados trabalhistas reivindicam ao Presidente Lula um Jurista Laboral na vaga aberta no STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Advogados trabalhistas reivindicam ao Presidente Lula um Jurista Laboral na vaga aberta no STF



A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), entidade que congrega advogados trabalhistas de todo o País espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leve em conta os anseios da comunidade jurídica trabalhista e faça recair a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal em alguém comprometido com questões que envolvam interesses dos trabalhadores.



A entidade defende que ao escolher o novo ministro do Supremo Tribunal Federal para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence, o presidente da República leve em conta que a mais alta Corte de justiça do Brasil tem se defrontado com questões de extrema relevância envolvendo direito dos trabalhadores e precisa, na sua composição, contar com jurista especializado em direito do trabalho, e que tenha preocupação com os problemas sociais.



Importância da Justiça do Trabalho

Para a solução dos conflitos trabalhistas o País conta com um ramo do Poder Judiciário organizado nacionalmente, sem que tenha na mais alta Corte um representante.



A sociedade brasileira será por certo contemplada com a nomeação à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence, no Supremo Tribunal Federal, sendo de se esclarecer que a classe dos advogados que militam nas causas laborais à solução dos conflitos entre o capital e o trabalho, conta com em seus quadros com diversos e inúmeros juristas de reconhecido notório saber.



Ganho da sociedade

No entendimento da Abrat, o cargo de Ministro do STF deve atender ao interesse maior da sociedade, nomeando-se para a vaga quem efetivamente detenha o perfil de homem público equilibrado e sensível quando da aplicação do direito em cada caso.



Cada setor da sociedade sai em defesa de um candidato que atenda às suas expectativas. O RJ, por exemplo, se mobilizou em torno de Luís Roberto Barroso.



Indicado

Segundo a Abrat, o pleito de que a nova indicação seja uma pessoa com atuação na área trabalhista conta com bastante apoio, reforçada pela constatação da demanda de ações relacionadas com o Direito do Trabalho, sua especialização e em razão da grande quantidade de normas trabalhistas inseridas na Constituição Federal.



Neste caso, os juristas do trabalho estão apoiando o Advogado laboralista, Nilton Correia, baiano, formado na Universidade Federal da Bahia (faz tempo que não há um baiano no STF), foi presidente da Abrat - Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, hoje preside a Jutra - Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho e por mais de 30 anos atua em Brasília perante os Tribunais Superiores.



O nome de Nilton Correia está incluído em uma lista tríplice de trabalhistas. Os outros dois são o do ministro do TST, Lélio Bentes Corrêa, e a ex-Procuradora-Geral do Trabalho, Sandra Lia Simón.



Também vem sendo apontado para a vaga o nome do jurista Dr. Roberto Figueiredo Caldas, advogado perante os Tribunais Superiores em Brasília, Conselheiro da OAB do Distrito Federal, presidente da CNDS do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
Rua Antonina de Castro Faria, 393, Monte Castelo, Campo Grande/MS - CEP 79010-370 - Fone: (67) 3356-0929 / 3356-0243